Via Portugal > Alentejo e Algarve

 

Alentejo

Sobreiros, oliveiras e planícies dourados até onde a vista alcança, pontuadas por pequenas cidades ou aldeias de casas brancas. Esta é a imagem do Alentejo português. A área é plana, constituindo a maior província de Portugal. Começa a leste de Lisboa e estende-se ao longo da costa e para o interior do país até à fronteira espanhola.

No Alto Alentejo encontramos prados a perder de vistas com gado e o típico porco preto.

As cidades fortificadas de Marvão, Monsaraz, Elvas e Évora transportam-nos para a época medieval e as inúmeras batalhas contra os invasores. As suas localizações são magicas mas áridas com monumentos pré históricos como dólmens, menires e círculos de feitiçaria.

A arquitetura de grande parte das vilas e aldeias é um reflexo de ocupação Moura e Romana.

Graças à paisagem plana, esta região é ideal para caminhadas, ciclismo ou passeios a cavalo. Ornitologistas, astrónomos e observadores de estrelas vão adorar esta região de Portugal, em particular a Barragem do Alqueva, considerada o maior lago artificial da Europa.

No entanto, não esqueça a costa Alentejana com praias desertas, dunas e falésias rochosas, cada vez mais procurados pelos amantes do Portugal desconhecido.

A nossa oferta no Alentejo é interminável, desde viagens culturais a férias em família passando por férias desportivas ou Luas de Mel.

 

Algarve

O Algarve é uma região situada no Sul de Portugal, muito visitada especialmente nos meses de verão, com praias de excelente qualidade. Extensas, arenosas e rodeadas de rochas douradas são as praias e ilhas quase desabitadas que formam a paisagem. O oceano, que assume todos os tons de azul, é calmo e quente e convida a nadar, e a praticar todo o tipo de desportos aquáticos. 

O Algarve oferece algo para todos. Pequenas aldeias típicas ou resorts de férias mais requintados, com acesso a todas as instalações possíveis. Aqui também encontrará belos campos de golfe, onde os entusiastas de toda a Europa viajam para a prática deste desporto.

Também tem montanha, onde os habitantes vivem em harmonia com a natureza e têm tradições que gostam de partilhar. Silves preserva reminiscências do passado árabe, e Lagos existe desde a época dos Descobrimentos. Nas cidades mais cosmopolitas de Vilamoura, Portimão e Albufeira, há muito o que fazer, de dia e de noite. Tavira é uma montra com arquitetura tradicional, e Faro, a porta de entrada para a região que merece uma visita para descobrir o belo centro histórico.

Caminhadas e passeios de bicicleta convidam a conhecer melhor a região. A Via Algarviana atravessa o interior, enquanto a Rota Vicentina percorre um dos litorais mais bem preservados da Europa. Um passeio de barco é outra forma de observar a fauna e a flora.

No cardápio, encontramos principalmente peixe fresco, marisco e frutos do mar grelhados ou preparados em cataplana. Estas iguarias podem ser degustadas num simples terraço à beira-mar ou em refinados restaurantes com estrelas Michelin, onde os chefs reinventam a gastronomia tradicional. Uma experiência a não perder durante uma visita à região.